CONHEÇA A PAMPA
INÍCIO / Sustentabilidade:
RESPONSABILIDADE SOCIAL ou CRIAÇÃO DE VALOR AGREGADO


Metodologia de ação em prol de um desenvolvimento socialmente justo

A Empresa Pampa tem buscado desenvolver suas operações e seus negócios amparada no conceito de desenvolvimento sustentável, que visa conciliar eficiência econômica, equidade social, qualidade ambiental e pressupostos éticos. Reconhecendo que o processo de certificação representa mais um instrumento de ajuda para aferir os cumprimentos tanto da legislação vigente como o da busca pela equidade social, a empresa vem investindo esforços em obedecer aos requisitos da certificação de suas áreas de reflorestamento. Dentre os requisitos a serem obedecidos podemos destacar o processo de identificação e monitoramento de Áreas de Alto Valor para Conservação (HCVA, do inglês High Conservation Value Area) e o da Gestão Socioambiental que envolve quatro etapas, que são:

I) O estudo socioeconômico e ambiental das comunidades rurais no entorno do reflorestamento para identificação de demandas a serem apoiadas pela empresa;
II) A elaboração participativa do Plano de Gestão Socioambiental junto aos moradores das comunidades, tendo como base as demandas identificadas e problematizadas no estudo socioeconômico e ambiental;
III) A implantação participativa do Plano de Gestão Socioambiental; e
IV) O monitoramento das ações através de mecanismos de comunicação que garanta a participação efetiva dos envolvidos.

Para atingir tal objetivo, alguns trabalhos já têm sido realizados, a exemplo do estudo intitulado como “Diagnóstico sobre as condições socioeconômicas e ambientais das comunidades no entorno do reflorestamento da empresa Pampa Exportações, Vigia de Nazaré, Pará, Brasil” e ações de desenvolvimento local, como cursos de capacitação e ações de mediação continuada por uma profissional responsável pela coordenadoria e execução do plano de gestão socioambiental.

Pensando um modelo de desenvolvimento democrático, todas as ações que envolverem as comunidades no entorno do reflorestamento são discutidas, planejadas e executadas num processo de construção democrática. O objetivo principal desse modelo de construção é o da transformação dos moradores em atores de seu próprio desenvolvimento através da construção de sua cidadania e autonomia pessoal.

Atividades de responsabilidade social que estão sendo desenvolvidas nas comunidades situadas no entorno do reflorestamento da empresa

São cinco as comunidades rurais inseridas no plano de gestão socioambiental da empresa Pampa, sendo elas: Santa Maria do Guarimã, Quaxinduba, Água Clara, Quatro-Marco e Baiacu, localizadas no município de Vigia de Nazaré, Estado do Pará, Brasil. Através do diagnóstico sobre as condições socioeconômicas e ambientais das referidas comunidades, cinco temáticas foram identificadas como demandas urgentes e sugeridas para dar início às atividades de apoio pela empresa, sendo elas:
a) Necessidade de fortalecimento da associação de moradores;
b) Necessidade de melhorar os serviços prestados à saúde;
c) Necessidades de manutenção das estradas vicinais;
d) Necessidade de criar novas oportunidades de trabalho principalmente para os jovens;
e) Necessidade de criação de regras comunitárias para a atividade da pesca em áreas coletivas;
f) Necessidade de regularizar a situação informal dos pescadores da comunidade junto à Colônia de Pesca do município de Vigia de Nazaré;
g) Necessidade de se trabalhar a sensibilização ambiental quanto ao destino do lixo que hoje vem comprometendo o rio Guarimã;
h) Necessidade de fortalecimento da cadeia produtiva da farinha de mandioca.






Ações de apoio ao fortalecimento da organização social local

Para o fortalecimento da organização social local traçamos como estratégias, ações continuadas no sentido de promover a emancipação individual e também a consciência coletiva necessária para a superação da dependência social e dominação política, de modo a promover a auto-suficiência e o aumento da capacidade.
Em dezembro de 2012, foram realizados nas comunidades Santa Maria e Baiacu um mini-curso intitulado como “Associativismo: Desenvolvimento Local com Democracia”. Objetivamos através do mini-curso buscar ações que vislumbrem concretizar interesses comuns capazes de promover o desenvolvimento social através de práticas associativas.
Para melhoria dos serviços sociais prestados pelo poder público, a coordenadoria de gestão social da empresa tem apoiado as lideranças locais na elaboração de documentos reivindicatórios numa perspectiva emanicipatória. Pois, as organizações tornam-se mais fortes através da prática, do esforço e do trabalho com a adversidade, e a metodologia de empoderamento incorpora estes princípios.

Ações de apoio na formação de jovens e crianças

Entendemos a educação como um processo socializador, por isso, estamos investindo na melhoria da qualidade educacional das crianças e jovens, através do apoio na formação dos educadores através de cursos de capacitação e constituição do “espaço do saber” equipado com computadores e acervo de livros.
A estruturação do “espaço do saber” constituído de computadores com acesso a internet e livros de diversas áreas do conhecimento, surgiu de uma demanda de um grupo de jovens e adultos que pretende dar continuidade aos estudos através da realização de cursos profissionalizantes como informática e ensino tecnológico e superior à distância.
Outros cursos profissionalizantes como o de manicure, corte e costura, cabeleireiro e de artesanato também estão sendo ofertados aos moradores das comunidades no entorno do reflorestamento.


DOCUMENTOS EM PDF:

- Diagnóstico sobre as condições socioeconômicas e ambientais das comunidades no entorno do reflorestamento da empresa Pampa Exportações, Vigia de Nazaré,Pará.

- Relatório de atividadesas/mês 05-2013 desenvolvidas nas comunidades no entorno do reflorestamento da empresa Pampa Exportações, Vigia de Nazaré,Pará.

- Relatório de atividadesas/mês 07-2013 desenvolvidas nas comunidades no entorno do reflorestamento da empresa Pampa Exportações, Vigia de Nazaré,Pará.

- Curso de Pintura na Comunidade Santa Maria.

- Cartilha do Associativismo.